Designs de tricot

Camisola-colete, sem mangas

Esta camisola sem mangas é muito simples de executar. 

Tricotei de baixo para cima.

É um tamanho único.

Tempo estimado a tricotar: 12 a 16 horas.

 

Materiais:

Utilizei 3 novelos de fio Mungo, da Rosa Pomar

Agulhas circulares 4,5 mm (também experimentei com agulhas 5mm, mas com a minha tensão, fica melhor com as de 4,5mm)

Marcadores, agulha de coser lã, tesoura

Execução da peça:

Montar 172 malhas nas agulhas circulares.

Juntar para trabalhar em circulo, colocando o marcador de início de carreira.

Tricotar em redondo, do avesso (malha liga)* ao longo de 35 carreiras.

Começo das diminuições:

[Na próxima carreira, fazer 5 diminuições (diminuições simples, tricotando duas malhas juntas). Tricotar mais 10 carreiras em liga.]. Repetir mais duas vezes o que está nos parentesis rectos. Obtemos um total de 158 malhas.

* Pode optar por tricotar sempre do lado do direito, em malha meia.

Buracos para os braços:

A partir daqui, começam os buracos para os braços. Se desejares fazer uma peça mais comprida, deverás fazer a repetição anterior quantas vezes quiseres até ter a altura desejada.

Na próxima carreira, dividir as malhas de modo a que o buraco para os braços tenha 28 malhas. Colocar marcadores a dividir as malhas (atenção, nunca tirar estes marcadores até ao fim do trabalho).

Obtive um total de 158 malhas. Coloquei os marcadores entre 29/50/29/50 malhas. Rematar as 29 malhas, tricotar 50 malhas, rematar 29 malhas, tricotar 50 malhas.

Na carreira seguinte, montar as malhas da seguinte maneira: montar 30 malhas, tricotar 50 malhas, montar 30 malhas, tricotar 50 malhas.

Tricotar normalmente (em liga) 15 carreiras.

[Na próxima carreira fazer 4 diminuições, tricotando duas malhas juntas. As diminuições são feitas do lado de fora do marcador do buraco pros braços. Ou seja, fazem-se do lado do corpo (frente e costas). Podes optar por fazer estas diminuições do lado de dentro do marcador do buraco. O ideal é que seja sempre no mesmo lugar do marcador em cada carreiras de diminuições. Tricotar 5 carreiras em liga.]. Repetir mais três vezes o que está nos parentesis rectos.

Na próxima carreira fazer 4 diminuições como indicado acima.

Tricotar 3 carreiras em liga.  

[Na próxima carreira fazer 4 diminuições como indicado acima. Tricotar 2 carreiras em liga.]. Repetir mais duas vezes o que está nos parentesis rectos.

[Na próxima carreira fazer 4 diminuições como indicado acima. Tricotar 1 carreira em liga.]. Repetir mais uma vez o que está nos parentesis rectos.

Tricotar 5 carreiras em liga (opção).

Rematar todas as malhas.

Embora seja uma camisola sem mangas, optei por fazer umas carreiras no sítio dos buracos para os braços. Embeleza mais a peça, e fica até mais confortável.  

Em cada buraco, levantar 73 malhas.

Tricotar 10 carreiras.

Rematar todas as malhas.

Esconder os fios e cortar.

E tens a tua camisola pronta.