Carta informal

 Olá!

Escrevo esta mensagem para partilhar contigo que decidi fazer uma newsletter. Uma espécie de Carta informal mensal, onde partilho contigo o que andei a fazer ao longo do mês, as novidades, reflexões que faço sobre as diferentes fibras, projetos que ambiciono fazer. No fundo, uma maneira mais direta de estarmos em contacto! 

Aviso que não tenciono enviar-te links com promoções nem publicidade. Apenas irás receber textos da minha autoria, semelhantes aos que lês aqui no Blog e a qualquer altura poderás anular a subscrição. 

Subscreve aqui

Deixo-te, abaixo, as edições anteriores para que possas ver como escrevo cada carta ;)

...

Carta informal #4 – Vídeos Tutoriais e lançamento do Xailenço Madragoa (enviada a 26.02.2021)

"Olá,
Desejo que estejas bem.
Já passaram umas semanas desde que enviei a última carta. Foi no início de Janeiro. Ainda te lembras?
Mas não desisti de te enviar esta carta mensal, porque como referi anteriormente, é uma boa maneira para ir registando e sistematizando o que vai acontecendo ao longo do mês, aqui deste lado, dos Pontos e Voltas 😉
 
VÍDEOS TUTORIAIS
Em janeiro lancei duas novas séries de vídeos no meu canal de Youtube.

Série “Ups! Encontrei um erro no meu trabalho. E agora, o que faço?”
Uma série que inclui pequenos tutoriais de tricot, onde mostro como uma pessoa iniciante no tricot pode facilmente corrigir algum erro/engano no seu trabalho. Decidi fazer estes tutoriais a pensar nas minhas alunas de tricot. A minha intenção não passa por fazer vídeos a ensinar a tricotar determinada técnica, porque já existe imenso conteúdo sobre isso, e de entre os quais, se ainda não conheces, recomendo os tutoriais da Filipa Nionoi. Já sigo o trabalho da Filipa há alguns anos e recorro aos seus vídeos sempre que preciso esclarecer alguma dúvida ou relembrar-me de como executar algum ponto específico. A minha intenção com estes tutoriais passa por partilhar aos iniciantes de tricot, algumas dicas super simples do ponto de vista de quem já é mais experiente, mas para quem está a iniciar podem ser dicas muito valiosas e motivadoras.  
De momento, estão disponíveis 4 vídeos. Podes ver aqui.

Série “Como tratar das minhas malhas?”
A série de tutoriais dedicada a dar-te dicas úteis de como podes tratar melhor das tuas malhas.
Os dois primeiros vídeos já estão disponíveis. No primeiro ensino-te como podes tirar os borbotos das tuas peças de lã. No segundo, mostro como faço os meus saquinhos de alecrim para colocares no armário da roupa. Podes ver aqui.

Ainda acerca deste tema, participei num directo do Youtube, a convite da Filipa Nionoi e da Liliana Carvalho (representante da marca Rosários 4), onde falámos sobre os cuidados que podemos/devemos ter com as nossas peças de lã, principalmente com aquelas que tricotamos com tanto carinho! Falámos de como melhor lavar a peça, de como secar e como guardar, e muito mais! 😉 A emissão ficou gravada e disponível no Youtube e podem aceder sempre que quiserem. Deixo aqui o link:
https://www.youtube.com/watch?v=5Q6G6LG8Qz0
Tenho planeado escrever um pouco mais sobre este assunto, ainda ao longo do mês de março e avançar com outras ideias para que possas guardar as tuas peças de lã da melhor maneira e para que te durem mais tempo! 😉 Fica atent@
 
TEST KNITTING
Fiz mais um Test Knitting. O modelo é o casaco Gisela, da autoria da Filipa Nionoi. Foi tricotado com um fio mohair e seda. Já há muito tempo que andava com vontade em experimentar tricotar com um fio deste tipo. O mohair é uma fibra animal, geralmente, derivado das cabras angorá. São fibras longas e suaves. O mohair pode parece ao olhar comum um fio que não aquece, mas é exatamente o contrário. É um fio super quentinho e surpreendemente leve. A sensação de quando vesti o casaco pela primeira vez é a de que estava dentro de uma nuvem. Com este casaco sinto-me aconchegada, quentinha e com a sensação de leveza. Há lá melhor sensação de quando vestimos uma peça tricotada por nós? Fiquei muito fã deste tipo de fio e posso adiantar-te que, as peças da próxima estação de outono/inverno serão com certeza tricotadas com este fio juntamente com um outro, mas isso ainda não posso revelar agora 😉

LANÇAMENTO DO XAILENÇO MADRAGOA
Agora, a boa novidade e em primeira mão. Dia 8 de Março – dia da Mulher – irei fazer o lançamento da nova peça, o Xailenço Madragoa. Podes vê-lo nas fotos que envio abaixo.

O nome desta peça deriva de uma junção de “xaile” e “lenço”, isto porque não é bem uma coisa nem outra. O fio que usei é de composição 100% seda, o que lhe dá um toque suave e delicado, é leve (muito mais do que o algodão e linho) e é uma peça perfeita para agasalhar a zona do pescoço e ombros nestes dias frescos, mas já com sabor a primavera, e para as noites frescas de Verão (não sei como é na vossa zona, mas aqui em Leiria, as noites de Verão são frias e é rara a noite em que não precise de um agasalho).

Esta peça vai ficar disponível para venda. Mas a ideia é também inspirar-te a pedir o teu Xailenço personalizado com as cores que mais gostares. Para quem sabe tricotar, irei criar um tutorial para quem quiser fazer o seu Xailenço.

Muito obrigada por estares desse lado. Mantém-te atent@ pois tenho muita coisa que quero partilhar contigo ao longo dos próximos meses. Até lá, vai seguindo a minha página de instagram e canal de Youtube. Alguma questão, dúvida ou sugestão que querias colocar, envia-me um email para
pontosevoltas@gmail.com

Com gratidão no coração.
Ângela
Pontos e Voltas"


Carta informal #3 (enviada em janeiro de 2021)
"Olá,

Desejo que estejas bem e que tenhas um excelente 2021! Decidi enviar só em Janeiro esta terceira carta informal e para assim começar bem o ano.

Estou a gostar muito de te escrever desta forma. O facto de o fazer, tem-me ajudado a ter mais noção do trabalho que realizo ao longo de um mês. Fiquei muito contente, sobretudo surpresa, com a quantidade de vídeos que fiz até à data, principalmente nas últimas semanas. Tem-me dado muito prazer ir gravando alguns momentos a tricotar e também os pormenores e avanços dos trabalhos da obra na #casadobeco. Acho que o facto de querer partilhar mais, me faz até valorizar mais o meu trabalho e ter mais consciência da sorte que tenho. O formato de vídeo tem sido uma boa aposta porque me entusiasma e até me inspira a mim própria. :)

VÍDEOS
Deixo-te aqui a compilação dos vídeos que fiz ao longo do mês de Dezembro. Se ainda não tiveste oportunidade de ver, ficam aqui os links:

O processo criativo das Meias Yoguini 

Neste vídeo mostro o processo criativo das #meiasyoguini na sua versão maxi, desde a criação do esboço, do esquema e da amostra, até chegar ao ponto de tricotar. Aproveitei também para mostrar um pouco da nossa casa nova #acasadobeco.

Cinto Femina

Ando em estudo sobre a minha ciclicidade feminina, e por isso, queria muito fazer uma faixa vermelha que pudesse usar quando estou com cólicas ou com dores lombares, para suportar a almofadinha de sementes aquecida que gosto de usar nestas alturas, principalmente, nos dias de menstruação. Assim que vi a lã Plötulopi à venda na @serafina_retrosaria senti imediatamente que era essa a lã perfeita para este projeto de tricot. É uma lã rústica, islandesa e não é fiada, o que a torna num fio frágil, mas com personalidade. É um fio que precisa de delicadeza a ser tricotado tal como a delicadeza que precisamos ter com o nosso corpo❤.

Claro que esta faixa pode ser feita em outras cores. Escolhi o vermelho, porque me lembra as raízes das árvores, porque é a cor associada ao chacra da raíz. É, no fundo, uma cor simbólica, mas foi assim que me fez sentido criar.
No vídeo mostro com mais detalhes a peça e o fio.

Arrumação das lãs 

Neste vídeo mostro o processo de arrumação das minhas lãs. Queria mesmo passar para o novo ano com tudo arrumadinho.

Gorro "A Ave rara"

Neste vídeo mostro o processo de criação do gorro "A Ave rara". Tratou-se de um pedido personalizado e que como foi algo um pouco diferente do que tenho feito, decidi partilhar o processo de criação desta peça.

PEÇAS PERSONALIZADAS
Relembro-te que podes consultar o Portefólio que criei com as minhas peças favoritas e que posso fazer para ti, mediante encomenda personalizada. Carrega aqui para aceder. 

Por hoje é tudo. Muito obrigada por estares desse lado. Gostaria muito de saber a tua opinião relativamente aos vídeos. Por isso, convido-te a subscreveres o canal de Youtube e deixar lá os teus comentários, e até dizer-me qual é o teu vídeo preferido ;)

Com gratidão no coração.
Ângela Pontos e Voltas"

Carta Informal #2 (enviada no final de Novembro de 2020)
"Olá,

Desejo que estejas bem.

Já passou mais um mês, e não sei quanto a ti, mas parece que o tempo por aqui voou! Mas muita coisa aconteceu, e gosto que assim seja.

Começo por te dizer que fui convidada para participar num dos episódios do podcast “Conversas Despreocupadas”. Este é um podcast que eu tenho por hábito ouvir, sobre marketing, negócios e empreendedorismo. Se ainda não ouves, sugiro que o faças. O ambiente é super descontraído (como o próprio nome indica) e gosto de ouvir tanto as histórias dos dois mentores do podcast, o Pedro Silva-Santos e o Francisco Teixeira, como dos convidados. Por isso, se queres saber mais um pouco mais sobre mim, ouve este episódio. Podes aceder aqui. Também podes ouvir no Spotify, iTunes ou Google podcast.

Esta semana lancei mais um vídeo no canal de Youtube. Este vídeo retrata um pouco do que foi o meu mês. Estive de volta de uma grande encomenda: um casacão! Foram muitos dias de volta deste projeto. Por isso, resolvi registar alguns desses momentos e partilhá-los contigo, partilhando também alguns dos lugares por onde fui passando, para além de poderes ver o resultado final! Convido-te a ver, a comentar e a dar o teu feedback e, já agora, a fazer a subscrição do canal ;) Podes ver aqui.

Finalmente terminei o Portefólio que tanto queria fazer. Este Portefólio contém fotografias dos modelos das minhas peças favoritas, com designs criados por mim. A partir deste documento é mais fácil escolheres e encomendares uma peça do modelo com que mais te identificas ou que precisas de momento para o teu dia a dia. Consulta aqui e qualquer dúvida que tenhas, envia-me um email para pontosevoltas@gmail.com

E se recebeste a primeira carta informal, saberás que estou a orientar Consultas de Tricot presenciais, em Leiria. A grande novidade é que me estreei em sessões on-line. A primeira sessão aconteceu com a Cátia do projeto “Lady in Green”. Esta sessão foi especial para mim, porque foi a primeira. A Cátia já sabe tricotar, mas como decidiu ser ela própria a fazer as suas prendas de Natal, precisou de orientação para avançar. Então, foi uma sessão de aconselhamento sobre que peças poderia fazer, em tempo útil até ao Natal. Também falámos dos fios que poderia utilizar, de algumas técnicas de tricot mais recomendadas para os projetos em questão e ainda sobre os timmings para a execução de cada peça.

Eu tive um imenso gozo em ajudar a Cátia. Sabem quando se sentem peixe dentro de água? Foi exatamente como eu me senti. Adorei a sensação de a ajudar a criar as suas peças. Por outro lado, senti um certo privilégio por ter sido eu a pessoa escolhida pela Cátia. Se ainda não conhecem o seu trabalho, vão lá à página espreitar. A Cátia tem um Blog sobre Moda Sustentável (ou modernamente designada por Slow Fashion) e o seu trabalho tem um contributo importante na consciencialização das pessoas quanto a este assunto. No seu Blog encontras artigos relacionados com Moda Sustentável, Consumo Sustentável, Slow Fashion, Marcas Sustentáveis, Armário Cápsula, etc. São conceitos algo complexos, mas que ainda assim, são pertinentes no mundo atual em que vivemos. São conceitos que se resumem a práticas e adequação a um estilo de vida mais sustentável, uma vez que a indústria da Moda, a chamada Fast Fashion, é das indústrias que mais polui o planeta.

Da minha parte, sinto muito que quero trabalhar neste sentido de ajudar as pessoas a comprarem roupa de melhor qualidade, ou ajudá-las a serem mais autónomas e a criarem a sua própria roupa. Considero que os meus Pontos e Voltas são um bom contributo para a vida das pessoas e para o planeta! Não sei se já te tinhas debatido com este assunto, mas sente-te à vontade para partilhares comigo as tuas ideias ou reflexões.

Até à próxima carta!
Com gratidão no coração.
 
Ângela
Pontos e Voltas"