Totum Cardigan

Totum Cardigan. O casaco que conta uma história.

A J. entrou em contacto comigo, porque queria um casaco de um modelo que eu havia criado e partilhado no instagram há uns meses.

Entre algumas trocas de mensagens, agendámos uma conversa on-line para discutirmos melhor pormenores e gostos pessoais da J., e por fim, decidirmos qual o melhor fio a utilizar, tendo em conta o propósito para com o casaco (o propósito de um casaco quente, sobretudo, para usar no inverno, é diferente do de um casaco de meia estação. E para isso, há que adequar o próprio modelo do casaco bem como o fio que se pode usar).

Com a decisão do fio feita, a J. avançou com um esboço/desenho (que podem ver no vídeo) do casaco com a conjugação de cores que idealizou. A partir daí, defini a quantidade de fio necessária e fez-se a encomenda da lã.

E foi assim que todo este processo começou. 

A lã é um tweed maravilhoso que podem ver nas fotos. Só a lã, que veio de uma loja da Alemanha, demorou um mês a chegar até mim…

O nome Totum

Com um pouco de brainstorming demos também um nome a este projecto: Totum Cardigan.

Totum, do latim, que significa a soma das partes. Sem uma dessas partes, não existe um todo. Assim é feito este casaco. Tricotado em várias partes que depois, no final, resultam deste TODO tão belo e colorido.  

Em termos técnicos, é um projecto de tricot simples de executar. Contudo, a complexidade deste projecto prendeu-se com o tamanho em si, com a escolha do fio e a seleção e conjugação das cores e ainda acertar com as várias partes para que no fim resultasse no todo perfeito.

No momento em que escrevi este texto, ainda me sentia muito emocionada com o resultado final. Fico sempre assim, é bem certo, principalmente quando se tratam de peças maiores, como os casacos e as camisolas. Mas tento encontrar as palavras certas para transmitir o que sinto, enquanto olho (ou melhor, contemplo!) o casaco (que está ainda à minha vista).

Foi difícil deixá-lo ir e seguir o seu destino. Sinto sempre que vai um bocadinho de mim em cada peça que tricoto. Talvez não haja mesmo palavras para explicar esta emoção toda. O que posso dizer então é que tricotar este casaco em partes foi um desafio. Porque o facto de tricotar cada parte de cada vez, não se vai ficando com aquela sensação de ver o trabalho crescer e ganhar forma. A forma do casaco só se notou mesmo na parte final, quando uni todas as partes num todo. E nem sempre foi fácil conseguir lidar com esta ansiedade, confesso. Este projecto atravessou tantos momentos ao longo deste início de 2021 (algumas semanas mesmo!), muitos momentos de ansiedade pura, momentos de felicidade e de entusiasmo, momentos de desespero e de angústia também.

Foi um verdadeiro tricotar devagar (slowprocess & slowknitting).


Agora, a parte boa disto tudo, é que também podes ter a tua peça personalizada e com uma história para contar.

Se tiveres um desafio para me propor, envia-me um email para pontosevoltas@gmail.com com a tua ideia. Junt@s conversaremos on-line para discutirmos o que pretendes com mais especificidade, onde me falas dos teus gostos, possível combinação com outras peças do teu armário, que fios podemos utilizar e outros pormenores que possam surgir!

O orçamento que faço perante o teu desafio é gratuito. Por isso, não te acanhes e envia-me mensagem. Lerei com muito gosto. Fico à tua espera!


@angelapontosevoltas