Casaco Flor

É com um misto de emoções que lanço este novo design, o Casaco Flor. Tricotado com um fio leve e fresco, de fibra de bambú e algodão, fabricado pela Rosários4.
Esta é a peça que escolhi tricotar como modelo de verão da Coleção 4 Estações

Como já tinha escrito anteriormente, esta coleção é muito especial para mim e é mesmo com muita emoção junta que partilho convosco que decidi não avançar com a escrita das instruções deste modelo. Não foi uma decisão fácil, mas, também acredito que foi a melhor para mim neste momento em que me encontro. 

Criei esta Coleção 4 Estações com bastante ambição. Tinha muitos objetivos por concretizar, mas alguns não passaram de planos e a realidade foi um pouco diferente. 
Fui alterando um pouco os planos iniciais e o mais difícil ainda foi este, o de decidir que não iria lançar o tutorial com as instruções escritas. Esta decisão deixa-me, por um lado, com alguma mágoa no peito, porque queria muito poder partilhar convosco para também tricotarem o vosso Casaco Flor. Por outro, também me trouxe alguma leveza e paz de espírito por me ter trazido uma espécie de ponto final a este design e avançar em paz com outros. A escrita deste tutorial estava a criar-me algum peso e esforço, o que até parece um contracenso, tendo em conta que este modelo é bem leve e fresco. 
A escrita das instruções é uma parte do trabalho que não me deixa muito tranquila. É verdade que gosto muito mais da parte criativa, de idealizar, de tricotar, de ver uma peça ganhar forma. Andei a arrastar-me na escrita das instruções durante algumas semanas, em que outras tarefas que se foram metendo pela frente e até que tomei a decisão!

Uma outra razão desta minha decisão relaciona-se com o facto de esta ser uma parte do trabalho que considero ingrata, porque nunca sei quando irei ter o retorno monetário deste trabalho, destas horas dedicadas a um design. 
Da Blusa Margarida, agradeço muito às duas simpáticas tricotadeiras que investiram no meu trabalho e que compraram o modelo. Mas foram tantas horas dedicadas a um só modelo, que confesso-vos, desmotivei. Desmotivei na escrita deste próximo, que seria o design Verão, o Casaco Flor.
Foi também uma decisão bastante prática e sincera. Para escrever um tutorial da maneira como eu gosto de o fazer, implica sempre muitas horas de trabalho, que na realidade, nunca sei quando serão pagas ou se serão algum dia.  Esta é a minha realidade (e provavelmente a de outros designers). Escrever instruções para um design é quase um trabalho de carolice, mas que não invalida em nada que o queira bem feito. E juro que para que este tutorial ficasse bem feito, ao meu gosto, teria já de abdicar de muitas horas de descanso, de horas de tricot, de realizar e concretizar outros projectos que me dão mais alento e me pagam contas!

A esta altura do ano o cansaço pesa e vai acumulando, o anseio pelos dias de descanso é grande e a preparação da próxima temporada (a partir de Setembro) também já faz parte dos dias. 

Esta foi a minha escolha, de coração. Decidi ser gentil comigo e avançar com esta decisão. 
Agradeço à minha amiga Adriana que tão gentilmente tirou as bonitas fotografias a este modelo :)

Com carinho, 
Ângela