Barrete Riscadilho

Em Outubro fui convidada pela associação Salva a Lã Portuguesa a desenhar e tricotar um barrete (ou gorro) inspirado nos trajes tradicionais portugueses ou noruegueses. Tudo isto para celebrar, e de certa forma, testar, um novo fio produzido com lã de ovelhas de ambos os países no âmbito do projecto HiWool.

O meu contributo para este projecto culminou neste Barrete Riscadilho. Inspirei-me nos trajes tradicionais da região oeste, mais especificamente, no padrão riscadilho, muito usado em roupas femininas. 

Também me inspirei na lã, logo que os meus olhos puderam observar o novo fio, sentir a sua textura nas mãos, contemplar o fio nas suas cores naturais (o branco/crú, castanho e cinza) imaginei logo o padrão de riscas. 

Para o cós do gorro, usei a tradicional "rainha de bicos" que a Rosa Pomar apresenta no seu livro "Malhas Portuguesas" e tradicionalmente usada em cós de meias.


É um design simples, fácil e intuitivo de tricotar.


Adoro muito o resultado final, tal e qual o imaginei e desenhei. 


Espero que gostem. 


As fotografias, maravilhosas, pela lente da Mundo Flo


Podem adquirir o tutorial aqui.