Coleção 4 Estações

O início da Coleção 4 Estações 

A Coleção 4 Estações é uma coleção de 4 designs de tricot inspirada na natureza, em específico, nos detalhes de cada estação. 

Embora só agora partilhe agora com o mundo, a verdade é que comecei a conceber esta coleção ainda durante o ano da pandemia, em 2020. 

Tenho vindo a observar e a dar mais atenção aos detalhes de cada estação e o que mais inspira em cada uma delas.

Numa fase embrionária desta ideia, fui, inicialmente, rebuscar memórias de infância e no que me fazia feliz em cada estação do ano. Porque me lembro sempre desta minha adoração pelas estações. De as contemplar, de às vezes detestar mais uma do que outra, de desejar os dias da chegada da próxima estação.... Mas acho que nunca me dediquei a adorar apenas uma só. Sempre adorei o Outono porque era a época em que  começavam as aulas e eu até gostava da escola. Sempre gostei do Inverno porque simbolizava o Natal, chegavam os dias de chuva, as poças de água, a lama nos sapatos, os domingos passados em casa vestida de pijama sem fazer nada ou a ver desenhos animados. Adorava a Primavera porque havia muitas flores e os dias começavam a ficar maiores, também porque se comemora a páscoa e o final do ano escolar estava muito próximo, e isso para mim, significava que estava a chegar a altura da praia! Praia e Verão foram sinónimos para mim, porque durante toda a estação, passava os meus dias na praia, e muitas horas dentro de água (não fosse eu um peixinho 🙂). E agora eu sei o quão bem isso me fazia, a sensação de sentir o mar salgado na pele, de mergulhar nas ondas, de deitar na areia, do banho e do creme e do cabelo molhado a escorrer pelas costas. 

Mas à medida que fui amadurecendo a ideia desta coleção, que coincidiu muito com o conhecimento que fui adquirindo acerca de mim própria e de entender que os ritmos da Natureza influenciam muito o ritmo humano, comecei a mudar-lhe o foco. Fui percebendo que esta coleção iria ser o início de algo diferente no meu trabalho, que seria uma espécie de marco, de expressão de algo mais profundo de mim para o mundo, de me afirmar enquanto designer de tricot, de me entender melhor enquanto profissional nesta arte. 

 

As mudanças de estação não se dão de um dia para o outro. Existem sinais que nos dizem que a estação em que estamos se está a aproximar do fim e sinais de que a nova estação também se inicia. No dia em que escrevi este texto (em fevereiro), ainda se sente o frio na pele, na cara, as noites são ainda gélidas, há a geada de noite e que se prolonga pela manhã, mas também já se avistam e ouvem os pássaros a voar e a cantarolar e as primeiras flores começam a brotar. Tudo isto são sinais de chegada da Primavera. Tal como na Natureza, as mudanças da nossa vida também não acontecem da noite pro dia. As mudanças requerem tempo, dedicação, e por vezes só as sentimos verdadeiramente, quando já se distanciam do tempo presente. Tenho sentido muitas mudanças nestes últimos anos, e naturalmente, teve reflexo no meu trabalho. E para mim, esta coleção é também uma espécie de marco nestas mudanças que tenho vindo a sentir. É meu intuito, com esta coleção, expressar o meu profundo respeito e encanto por cada estação, por cada pequeno detalhe, pelas cores, pela sua beleza. 


O processo criativo

Materializar esta ideia da Coleção 4 Estações levou-me algum tempo. Desde a ideia até à sua concretização em peças tricotadas, passaram praticamente três anos. 

O meu processo de criação das peças passa muito pela escolha das cores, dos fios que quero usar, decidir que peças tricotar, que construção e técnicas usar e que detalhes vou incluir. Durante este processo, vou desenhando formas e vou rabiscando muitos textos reflexivos. Em paralelo, tive que me organizar um pouco mais do que o habitual e calendarizar todas as etapas de trabalho.

A calendarização foi uma estratégia essencial, que me permitiu direcionar o meu foco para a concretização de tantos designs. Considero agora que fui bastante ambiciosa para o meu ritmo a tricotar e a escrever as instruções de cada design. Criar uma peça-design por estação não é somente o ato de tricotar, houve que escrever também as instruções e orientar os respectivos testknits, tirar as fotografias, escrever e editar textos para divulgação, gravar e editar vídeos tutoriais de apoio. Toda esta gestão foi algo difícil de concretizar sozinha! Mas permitiu-me refletir sobre o meu trabalho, reajustar-me nos meus planos e ritmos de trabalho.

A inspiração para cada peça-design

Para a peça-design de Primavera, Blusa Margarida - Inspirei-me nas cores de todas as flores, dos malmequeres, das margaridas, dos jasmins, das camomilas, das estevas, ... é impossível não reparar nos seus detalhes, em cada passeio que dou. 


Para a peça-design de Verão, Casaco Flor - Nesta estação alegram-me os tecidos floridos, mas também os tons mais neutros e frescos; vislumbro-me pelo cheiro da maresia, pelas cores suaves da areia e do azul do mar, do verde da minha horta e dos jardins.


Para a peça-design de Outono, Colete Feto - Inspirei-me nas cores das árvores vermelhas, existem muitas aqui na cidade, são as Bordo Vermelho ou Faias Vermelhas. Durante o Outono, as folhas destas árvores vestem-se de vermelho e eu encanto-me muito com esses tons.


Para a peça-design de Inverno, Xaile Folha  - Inspirei-me nas folhas das laranjeiras, pois temos duas árvores aqui no nosso quintal. É uma abundância de laranjas ao longo desta estação, que nos nutre, não só o corpo, mas também a alma. É costume aqui por casa, beber um sumo de laranja diariamente. Temos uma espécie de ritual: apanhar duas ou três laranjas antes do almoço, é um momento de libertar do trabalho, de descontração, de pausa. 


Os ritmos de cada estação e da Coleção 4 Estações

O ritmo lento de cada estação, o movimento entre o sair de uma para entrar noutra. Não é uma mudança que acontece da noite para o dia, é uma uma espécie de entrelaçar as mãos, em que uma saúda a outra, em que uma enquanto se despede, vai dando assim lugar à nova. É um movimento dinâmico, lento, assíncrono. Tal como o processo de tricotar cada peça. Houve fases em que tricotei duas peças em simultâneo, estando uma delas em estado mais adiantado do que a outra; os dias de tricot que envolveram o ver crescer de cada design não foram iguais. Não tricotei sempre com o mesmo ritmo, nem sequer tricotei todos os dias.

Foi a sentir o ritmo de cada estação, das suas cores e tons, dos cheiros, das rotinas que também vão mudando ao longo de cada estação, assim fui tricotando cada peça, destes sentires e ritmos distintos.



Vídeos tutoriais 

Para além das instruções por escrito de cada peça-design desta coleção, também vai haver tutoriais de apoio a algumas técnicas utilizadas em formato vídeo! 

Os vídeos ficam disponíveis no canal de Youtube e os primeiros já estão disponíveis! Clica aqui para acederes à Playlist de tutoriais. Também fiz um pequeno vídeo podcast em que mostro e falo da Blusa Margarida.



Blusa Margarida, design Primavera

A Blusa Margarida é a primeira peça-design que lanço desta coleção e ao longo de 2023, em cada estação, será lançada cada design.

A Blusa Margarida é uma peça que clama à bondade, à beleza natural desta estação de primavera, à transição dos frios para os dias mais amenos e quentes. Há mais vontade de passear pelos jardins da cidade ou pelos campos floridos, de tirar fotografias às flores, de dar um passeio ao entardecer e ver o pôr-do-sol.


Em termos de construção, é uma blusa construída de baixo para cima, em circular, começando com o rendado na cor amarela. Continuando a subir até chegar à zona da cava com um padrão riscado com as cores beje e rosa, nessa zona da cava divide-se o trabalho pela frente e costas, tricotando-as separadamente. No passo seguinte, costuramos os ombros e retomando a cor amarela, levantam-se as malhas para o decote que é tricotado no ponto mousse. Por fim, levantam-se as malhas para tricotar as mangas.

As instruções estão disponíveis no Ravelry. Caso não tenhas conta nessa plataforma, podes pedir-me via email para pontosevoltas@gmail.com


Espero que gostes desta coleção, tanto quanto eu!