Como cuidar das malhas antes de as guardar?

Agora que chegou a Primavera, pensamos nos dias mais quentes, pensamos nas roupas mais frescas. Os dias estão maiores, o canto dos pássaros logo ao amanhecer, os fins de tarde querem um passeio à beira-mar… Tudo isto tem um cheirinho a felicidade, não tem?

Mas escrevo este texto com o objetivo de partilhar a minha sugestão de como cuidar das nossas malhas antes de as guardarmos no armário durante a estação quente.

1.º Selecionar um dia de sol para lavar as camisolas, casacos e outras peças de lãs, como as luvas, gorros e cachecóis;

2.º Observar se as camisolas e casacos têm borbotos. Caso afirmativo, retira-os com uma máquina apropriada ou com uma lâmina velha. Também podes ver o pequeno vídeo tutorial em que mostro a minha técnica. Funciona sempre! Vê aqui

3.º Como lavar?

Aconselho sempre a lavares as tuas peças de lã à mão. Eu tenho este hábito. Claro que tenho uma casa que me permite fazê-lo. Caso não seja possível para ti, lava na máquina, mas no programa delicado, das lãs, a uma temperatura baixa!

Ao lavares à mão, usa um detergente ecológico e o mais neutro possível. Podes optar por lavar as peças do avesso. Mergulha-as na água e deixa-as de molho durante algum tempo (pelo menos 30 min.).

Quando estiveres a lavar as peças, esfrega as peças com delicadeza. Faz movimentos circulares e suaves, na zona das cavas, no decote, nos punhos. São estas as zonas onde normalmente podem ganhar mais sujidade.

Aproveita a água da lavagem para usares na sanita! 😉

4.º Como secar?

Se lavaste as tuas peças à mão, retira o excesso de água com a ajuda de uma toalha (vê neste vídeo como faço) 

Não torças! A fricção de torcer as malhas potencia o surgimento de mais borbotos. E além disso, pode deformar a peça!  

Coloca as tuas peças a secar na horizontal. Mais uma vez, estender na vertical, faz com que as peças percam a sua forma e podem ganhar vincos indesejáveis. Não queremos isso!

Aproveita o sol para secar. Mas tem atenção que, caso realizes esta rotina num dia muito solarengo, já num dia muito quente de Verão, aconselho a que não deixes as peças muito tempo ao sol, para não ficarem muito tesas. Este sol primaveril é o mais indicado. Mas caso o faças no Verão, tem em conta que as temperaturas são bem mais altas e não convém estender diretamente ao sol durante muito tempo. Eu não gosto de o fazer. 

5.º Como guardar

Guarda as tuas peças num local seco, sempre que possível! Coloca também um saquinho de alecrim (ou alfazema ou outra ervinha de cheiro que tenhas) junto com a tua roupa. Também fiz um vídeo onde partilho como fazer os saquinhos de alecrim. É simples! Carrega aqui para ver. 

Podes optar por guardar as peças numa caixa ou num saco de plástico. Eu não o costumo fazer, mas há quem o faça.

6.º Remendar

Se tiveres alguma peça de lã que precise de um arranjo, por exemplo, se tem uma malha solta ou tem algum tipo de buraco, pesquisa como poderás remendar. Hoje em dia está no moda a técnica de #mending. É uma solução criativa e bem bonita. Ainda estou a explorar essa técnica e futuramente quero partilhar convosco como podem fazer. Mas de certeza que também já encontras tutoriais de como fazer. Sê criativ@.

...

Entretanto fiz um pequeno vídeo a mostrar como dei uma nova cara a um casaco vintage que a minha mãe me ofereceu. Vê aqui