As LÃS das Luvas Moeke e das Luvas dLana

Nem sempre estou inspirada para escrever sobre as lãs. Nem sempre consigo comunicar o que sinto em relação ao meu gosto por esta fibra. Eu gosto muito de lãs. Talvez por, desde criança, ter convivido com elas. No entanto, só há poucos anos é que comecei a explorar e a estudar mais sobre esta maravilhosa fibra e comecei com experiências do processo de transformação do fio. Muito, muito suncintamente, a lã que é tosquiada da ovelha, é lavada, cardada (ou penteada) e, depois, fiada.  

A lã é, de todas, a minha fibra preferida. E por isso, tenho o cuidado de selecionar as que mais gosto para criar as minhas peças. Gosto de lãs rústicas. Gosto dos tons da terra. Gosto das cores naturais da ovelha. Gosto de lãs portuguesas, mas também me inspiram marcas produtoras de lãs de origem local, como é o caso da Moeke Elena e dLana. E foi com estas lãs que fiz as duas mini-coleções de luvas. 


Moeke Elena

As Luvas Moeke foram feitas com lã proveniente de ovelhas de raças locais da Roménia, pela empresa Moeke Elena.  É um fio especial e amigo do planeta. É um fio rústico e artesanal, é sustentável, livre de químicos e fruto de um processo mínimo ao longo da sua produção. As suas cores naturais foram banhadas com flores e pigmentos naturais, pelas mãos da Paula Spranger da Retrosaria Serafina. O que só tornou este fio ainda mais especial.


dLana

As Luvas dLana são feitas com fio produzido em Espanha a partir de lã de ovelhas de raça Merino autóctenes espanhol. dLana é uma empresa familiar de produção de lã. É uma empresa que respeita o ambiente, os animais e as pessoas. As ovelhas são criadas ao ar livre, são respeitadas as suas necessidades e condições de vida. 





Estas características, tanto da lã, como da marca (e da história da marca) cativaram-me e entusiasmaram-me a criar estas duas coleções de luvas. Quentinhas, simples, úteis, confortáveis. Os dias frios e cinzentos ganham vida com estas peças!

Email - pontosevoltas@gmail.com

Instagram - https://www.instagram.com/angelapontosevoltas

Facebook - https://www.facebook.com/PontoseVoltas