Que valor dás a quem faz a tua roupa?

É possível criar peças de tricot, feitas à mão, utilizando fibras naturais e que sejam mais sustentáveis e amigas do ambiente. E sim, tendencialmente são peças com um valor mais alto do que aquelas que encontras numa loja zara ou numa mango, as chamadas lojas #fastfashion. Mas é um valor mais justo, para quem produz e para quem faz. Repara, já olhaste bem para as etiquetas das malhas dessas lojas? Em que país são fabricadas? Já pensaste nas pessoas que criam essas peças e em que condições vivem? Já tocaste e sentiste essas roupas nas tuas mãos? Já pensaste na sua longevidade? E quando não as quiseres mais usar? O que farás com essas peças? Que peso têm para o planeta? 

Eu sei que são muitas questões para pensar. E aliás, eu confesso que em tempos também não pensava muito nisto. Mas mesmo assim, sempre tive algum cuidado e alguma preocupação em olhar para as etiquetas das peças e ver de que material eram feitas, principalmente das malhas, mas isto fui aprendendo com as dicas da minha mãe :) 

Quero dizer-te que estas são questões que tenho em consideração quando compro uma peça de roupa. São questões que norteiam o meu trabalho e a que tento dar alguma resposta e algum contributo ao mundo. Ao comprares uma peça feita à mão, a uma marca pequena  - como a minha, Pontos e Voltas (e muitas outras que conheço!) - sabes a quem estás a comprar. Sabes que, neste caso, sou eu quem cria a tua peça, com amor e dedicação, sou eu que escolho os materiais, as fibras de melhor qualidade e com menor impacto ambiental, sabes que vivo com condições confortáveis e um estilo de vida simples, mas feliz, e que acima de tudo, dedico o meu tempo a pensar em ti, enquanto faço a tua peça. 

E sim, claro, tudo isto tem um valor associado. Comprares uma peça feita exclusivamente para ti não é o mesmo que comprares uma peça que toda a gente vai ter igual. Comprares uma camisola de lã feita por mim, para a qual escolho criteriosamente a fibra, não é o mesmo que usar uma camisola feita com mistura de fios sintéticos. O conforto não é o mesmo. A qualidade não é a mesma. A sensação que tens não é a mesma. 

Já tinhas pensado nestas questões? 

Podes comentar ou enviar-me um email com a tua reflexão para pontosevoltas@gmail.com